quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reunião com os Conselhos Escolares

CONSELHOS ESCOLARES ESTIVERAM REUNIDOS


Na manhã do dia 28/11/2012 estiveram reunidos na primeira parte da manhã as Presidentes dos Conselhos Escolares das EMEIs: - Criança Feliz; - São José Operário; - Amanda Viana dos Santos; - Nossa Senhora Aparecida e em um segundo momento reuniram-se os Presidentes dos Conselhos Escolares das EMEFs- Egydio Véscia; - Clemente Corvalão; - Bom Pastor; - Joaquim de Moura.

Em pauta:

CAPACITAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES PARA 2013

• Socialização das Escolas. (Ações desenvolvidas em 2012)

DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ANALISADOS E APROVADOS PELO CONSELHO ESCOLAR (Com registro em ata)

• PP - PROPOSTA PEDAGÓGICA;

• CALENDÁRIO ESCOLAR;

• PDDE – PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA;

• NORMAS DISCIPLINARES.

Leitura Informativa:

Ensino e educação de qualidade



Para fazer uma avaliação criteriosa da qualidade na Educação e do ensino de qualidade devemos observar alguns indicadores: Ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condição de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar, acesso, permanência e sucesso na escola. Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. O ensino de qualidade envolve muitas outras variáveis como: Organização inovadora, aberta, dinâmica, Proposta Pedagógica elaborada e conhecida pela comunidade escolar, docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente, sendo bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, uma relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los e alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.

Democratização da escola: A contribuição significativa da escola para a democratização está na Gestão Democrática, onde o ator principal é o Conselho Escolar. A organização do Conselho Escolar é que leva toda a comunidade escolar para participar e fazer valer os seus direitos e deveres, democraticamente discutidos e definidos é o exercício de democracia participativa. Para a comunidade, participar da gestão de uma escola significa inteirar-se e opinar sobre os assuntos, o Conselho Escolar vem com a sua atuação, dar a parcela de contribuição na democratização da escola, seus conselheiros são os representantes legais da comunidade escolar e devem sempre que necessário, antes da tomada de uma decisão de relevância ouvir o restante da comunidade.

Acompanhe pelo blog: http://conselho-escolar-sbs.blogspot.com/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário